Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

BACTÉRIA DO BEM



Total de visitas: 15683
REPORTAGEM


16/01/2008

Encontro de especialistas apresentou novas tecnologias para o saneamento


Os painéis temáticos destacaram experimentos e soluções inovadoras


Com 11 painéis temáticos, apresentados por quase 40 conferencistas, o evento proporcionou uma abordagem abrangente das questões, com detalhamento de pesquisas e experiências realizadas em vários Estados, por órgãos como SABESP, DMAE, CORSAN, SANEPAR, CAESB e COPASA, além de empresas e organizações privadas, entre as quais a Millenniun Tecnologia Ambiental, que mereceu destaque com case de aplicação de Enzilimp em estações de tratamento de esgotos no RS.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da ABES-RS, Geraldo Portanova Leal, ressaltou os 40 anos de atividades da entidade em prol do saneamento e promoção de melhor qualidade de vida para as populações.

Em seguida, Flavio Presser, diretor-geral do Dmae, destacou a importância das questões ambientais vinculadas a lodos e odores gerados pelas ETAs e ETEs e falou sobre as metas do Programa Integrado Sócio-Ambiental, que vem testando e aplicando tecnologias de ponta na solução dos vários problemas.

Já o diretor da Corsan, Eduardo Carvalho, falou sobre o termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado pela companhia, dizendo que a gestão das empresas de saneamento deve estar atenta ao desenvolvimento social sustentável.

Os painéis técnicos enfocaram desde a abordagem holística dos projetos de esgoto, legislação e fiscalização, pesquisas de saneamento no Brasil, novas soluções no tratamento e aproveitamento de lodos de ETEs e ETAs, até as mais recentes tecnologias para a solução do odor, com extrema riqueza de informações tecnológicas e experiências inovadoras.

Biorremediação com Enzilimp foi experiência plenamente aprovada

No painel sobre Odores em ETEs, Eduardo Ruga, diretor da Millenniun, e Láercio Richter, químico da empresa, conseguiram sintetizar, numa apresentação concisa e objetiva, as razões do problema e as propriedades que fazem do produto Enzilimp uma solução eficiente, apresentando ainda um case que exemplifica muito bem a efetividade dos tratamentos biológicos: a experiência de 6 meses na ETE Restinga do Dmae, também referência em apresentação dessa empresa pública de saneamento.

Renato Bastos Rossi disse que o Dmae acredita na biotecnologia como a solução mais eficiente e menos onerosa para as empresas de saneamento, e que irá apostar nessa tecnologia já neste ano.
Sobre a ETE Restinga, declarou que foram colocados, além da efetiva redução de odores, uma série de objetivos a serem atingidos com essa experiência piloto e que surpreendentemente todos foram alcançados: parâmetros DBO e DQO, redução e melhoria de lodos, redução drástica de coliformes e qualidade limpa dos efluentes, com enorme ganho ambiental.


Criar um Site Grátis   |